quinta-feira, 26 de março de 2009

O carro que completa você

Na mitologia grega, Eros é, ao mesmo tempo, uma das energias primordiais, geradora da união do Céu e da Terra, e o aparente inofensivo Cupido, o filho maroto de Afrodite, a grande Deusa do amor. O mito de Eros une o universal e o singular, encarna o sublime amor e o fogo da paixão, resolve o problema da gênese no mundo. É energia de ligação do Cosmos com os seres vivos. Em suas flechas, esconde o poder sobre o desejo, a fantasia, o impulso erótico.

Ainda na mitologia grega, Eros é amor, é falta, insuficiência, necessidade e, ao mesmo tempo, desejo de conquistar o que não se possui. Recorrendo ao antigo diálogo O Banquete, de Platão, percebemos que esse desejo pode ser associado ao belo, ao desejo do belo ou ainda ao desejo de vencer a morte. Nesse textos a personagem Aristófanes, um dos convidados do banquete, narra a história da natureza humana e suas vicissitudes. Segundo a personagem, antes do surgimento de Eros, eram três os gêneros na humanidade: o masculino, o feminino e o andrógino, sendo este último um ser distinto dos outros dois. O andrógeno tinha forma inteiriça, arredondada, quatro mãos, quatro pernas e quatro orelhas, uma cabeça com dois rostos opostos sob um pescoço e dois sexos. O gênero masculino era descendente do sol, o feminino da terra, de onde se reproduzia, e aquele que tinha ambos, da lua. Castigados por Zeus e os demais deuses, por terem-nos desafiados, os seres andróginos foram cortados ao meio como conta o discurso de Arisfófanes: “eu os cortarei a cada um em dois, e ao mesmo tempo eles serão mais fracos e também mais úteis para nós, pelo fato de se terem tornado mais numerosos; e andarão eretos, sobre duas pernas” (PLATÃO, 2003 : 120). Por conseguinte, essa natureza humana passou, então, a procurar sua metade para se unir a ela, no ardor de se fundirem, formando a completude da vida.

A idéia de tornar o homem completo por meio da aquisição de mercadorias foi usada no comercial do carro Pálio 2010. Vejamos o filme:

O filme mostra um personagem que não consegue mais conviver com a sua alma, que tem interesses muito distintos do seu corpo.

O único momento em que corpo e alma se unem é diante do Novo Palio, um carro com biparábola, direção hidraulica e aero fófio de serie e motores mais potentes. A assinatura da campanha que tem também mídia impressa é "O carro que completa voce".

O homem busca, incessantemente, tornar-se completo por meio de objetos adequados, que ele mesmo escolhe pelo processo de identificação. Depois da aquisição ele entra num estado que chamamos de gozo e em seguida torna-se incompleto novamente, e reiniciar sua busca. 
A criação é de Paulo Areas e Tomas Correa com direção de criação de Ruy Lindenberg.

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