quinta-feira, 26 de março de 2009

O preço da sedução

O mundo da publicidade introduz o consumidor num universo imaginário, estabelecendo seus próprios valores estéticos em busca da persuasão. Assistimos a discursos cuja finalidade é regular, a seu modo, o poder de compra das pessoas. A sociedade parece querer se consumir, movida por um impulso incontrolável de autofagia; consumimos a nós mesmos na busca de satisfazer a irreprimível e incontrolável necessidade de compra.

Na batalha pela conquista de consumidores, a publicidade articula linguagens carregadas de diferentes apelos com um fim único: seduzir o consumidor. Nos enunciados de comunicação, verificamos um tipo de apelo que se repete em inúmeros anúncios publicitários, o apelo sexual, que nos chama a atenção neste momento, em virtude de sua ampla exposição às diferentes mídias e por fazer parte da propaganda dos inúmeros itens de consumo. Afinal, o poder econômico do consumidor é visto nos símbolos sexuais adquiridos por ele, representando marcas e produtos. Ou seja, o sexo é um porta-voz do poder e do prazer.

O sexo está no consciente e no inconsciente dos indivíduos, e é por isso que também é encontrado no coração da mídia. Vemos uma infinidade de publicações sobre sexo disponíveis em editoriais de revistas e jornais nas bancas. Esses editoriais tratam de assuntos como táticas de conquista, estereótipos masculinos e femininos, o que nos permite imaginar homens e mulheres em busca do poder, da conquista, da sedução. Não seria estes, ingredientes básicos para se chegar a uma relação sexual.

Inauguramos esse blog com o intuito de investigar mais detalhadamente os sintomas dos indivíduos nesta sociedade capitalista do século XXI. Acreditamos na importância de pesquisas nessa área tanto do ponto de vista publicitário, que como tal julga necessário submeter um olhar perspicaz sobre a sociedade de consumo e o mercado, quanto para as questões da humanidade, adentrando nas suas vontades e nos seus desejos não manifestados exteriormente, desencadeando sintomas que fazem do consumidor alvo fácil para as empresas. Afinal, o consumidor é o centro de todo o esforço publicitário, e muitos estão dispostos a grandes sacrifícios para encontrar o prazer que lhes falta.

COSTA, Patrícia Martins Costa. O Preço da Sedução. In Sexo na Propaganda. Disponível em http://www.sexonapropaganda.blogspot.com. 


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